sábado, 1 de setembro de 2012

Receita de bolo branco - e finalmente setembro chegou!

         Toda vez que quero fazer um bolo que leve muito ganache de chocolate, fico pensando se não vai ficar muito doce, ou muito açúcar para o corpo (saudade da infância, neste ponto), mesmo que use uma parte de chocolate amargo. A saída que encontrei foi utilizar a massa de bolo branca, até mesmo pelo aspecto mais leve do que fazer um bolo todo cor de chocolate, cor de diabetes, cor de triglicérides.

           Pois bem, passeando pelo Pinterest encontrei este site e logo vi algo que eu sempre quis ter a receita e também sempre esqueci de anotá-la. "Vai pro blog", eu pensei :D

Bolo branco:

Rende 12 porções (ou faz 24 cupcakes)
Tempo da parte manual: 15 minutos
Tempo total: 1h45mins 

Ingredientes:
1 xícara de manteiga sem sal, na temperatura ambiente e mais um pouco para untar;
2 xícaras e meia de farinha de trigo, peneirada na colher de medidas (ver dica abaixo*) e nivelada;
1 1/2 colher de chá de fermento em pó;
1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio;
1/2 colher de chá de sal grosso;
1 xícara e meia de açúcar;
2 colheres de chá de extrato de baunilha (preciso dissona casa nova!);
3 ovos grandes na temperatura ambiente;
1 copo cheio de leite.

Modo de preparo:
1. Aqueça o forno a 180°C. Unte a forma com dupla camada de manteiga ao fundo e também com farinha de trigo, tirando o excesso, claro. Para cupcakes, não há necessidade da dupla camada. Em uma tigela média, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Reserve.

2. Usando uma batedeira, bata a manteiga e o açúcar em potência média-alta até ficar bem fofo, cerca de 2 a 3 minutos. Adicione (continue batendo) a baunilha. Em seguida, adicione os ovos, um de cada vez, raspando os lados da bacia, se necessário.

3. Reduzir a velocidade do misturador. Adicione a mistura de farinha em três adições e do leite em duas adições, começando e terminando com a mistura de farinha. Misture apenas até homogeneizar (não mexa demais).

4. Transfira a massa para a forma preparada e asse até que um palito inserido no centro saia limpo (ver tempos de cozimento, abaixo). Arrefecer o bolo no recipiente, durante 15 minutos, depois desenforme sobre outra para refrigerar completamente.

Tempos de cozimento:
Para duas rodadas de 20,5 cm: 25 a 30 minutos.
Por duas rodadas de 22,5cm: 22 a 25 minutos. 
Por um retângulo 22,5 por 33,5 cm: 25 a 30 minutos. 
Para 24 cupcakes: 15 a 20 minutos.

*Dica: Não retire a farinha direto do saco utilizando a colher de medidas. Você vai achatar demais a farinha na colher e pegar mais do que deveria. A colher de medida precisa receber a farinha de outro recipiente (uma xícara, por exemplo) e então ser nivelada com uma faca ou qualquer instrumento que nivele bem (cabo da colher de pau, por exemplo).


Aqui deixo meus blogs de culinária favoritos:

Technicolor Kitchen

De encher os olhos, além de que a blogueira posta bastante e suas opiniões e indicações de livros são excelentes! Por falar nisso, no Technicolor você tem acesso a mais outros tantos blogs/sites de culinária, às vezes passo o dia todo vendo isso!

La Cucinetta
É o meu preferido porque usa os igredientes que eu gostaria de ter acesso. Com a minha futura nova rotina pretendo implementar mais os produtos naturais e orgânicos na cozinha, principalmente porque meu objetivo é cuidar bem de quem amo.

Delícias 1001
Descobri recentemente e provei/aprovei uma receita. Achei muito bom por ter mais opções de pratos salgados com ingredientes mais acessíveis a onde moro. Não adianta o prato ser lindíssimo se tem frutas que eu tenho que ir buscar a mais de 100km... Isso quando tenho sorte, pois vários nem tem aqui para vender tamanha a diferença climática. 

Martha Stewart 
Esse dispensa explicações.

Tem outros que não vale mais à pena colocar aqui, viraram propaganda de certas marcas específicas e só cozinham com aquilo ou pior, tem uns que pararam de fazer atualizações e ficaram perdidos no tempo. Esses eu tenho salvo as receitas que gosto porque acredito que jajá desativam, o máximo que farei é publicar as que mais  gosto aqui no blog, para não correr o risco de perder.











Nenhum comentário:

Postar um comentário