quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Nem só de histórias vive esse blog!


             Sempre quis, desde a escola, fazer um blog onde colocasse todas as coisas que um dia precisei pesquisar no google e encontrei com dificuldade, sempre achei que iria ajudar pessoas que estivessem passando pela mesma situação que eu, seja em trabalhos escolares, na cozinha, nas pesquisas pessoais... enfim! Colocarei posts sobre o que pesquisar e quiser guardar para eventuais consultas.
            Começo com a receita de Glacê Real, aquela cobertura para cupcakes, bolos, doces diversos...
               Não é difícil de achar a receita na internet, mas quero tê-la mais perto de mim.


Glacê real:

          Tudo que você vai precisar é de uma batedeira, açúcar impalpável, claras em temperatura ambiente e limão. Para cada 200g de açúcar usa-se 1 clara e o suco de meio limão. Muitos utilizam ácido cítrico no lugar do limão, se for o seu caso, para cada 265g de açúcar utilize 1g do ácido. 

  Para ficar mais fácil o entendimento das proporções, segue um exemplo:
- 800g de açúcar impalpável
- 4 claras em temperatura ambiente
-  3g de ácido cítrico ou o suco de 2 limões.

          Note que são 800g de açúcar, então dará uma receita suficiente para um bolo/torta de aproximadamente 3kg, portanto para cupcakes veja se precisará recalcular a receita proporcionalmente, para menos.
        O modo de fazer é fácil, só colocar as claras e adicionar uma xícara de açúcar e começar a bater na velocidade média. Quando ficar um creme, coloque o limão/ácido cítrico e continue batendo e colocando açúcar.
Lógico que a massa vai ficando mais pesada, portanto aumente a potência da sua batedeira e desligue quando tiver um creme bem espesso. Coloque o corante, bata mais um pouco e desligue novamente.

        A atenção na hora de colocar o corante é em relação à cor. É que quando o glacê seca a cor escurece um pouco, fica mais concentrada, então cuidado para não deixar o seu doce com uma cor diferente da desejada.
        Não faça glacê de um dia pro outro, glacê é uma mistura sensível à umidade e à temperatura e açucarará. Não coloque na geladeira ou ela nunca secará, ficará mole.
         O que fazer então? Coloque em cima da mesa, na temperatura ambiente e cubra com um pano de prato, assim secará bem mas não a ponto de açucarar (desde que você não demore muito para utilizá-la).
       Para cupcakes eu recomendo que o glacê seja preparado quando a massa está assando, assim, quando o cupcake já estiver recheado e frio, o glacê estará seco na medida certa para colocar no saco de confeiteiro, nem muito mole nem muito seco, ou seja, bem macio.
                                          


Outra receita simples e bem prática:

Evas frescas congeladas no azeite:

É bem simples, preencha a caçamba de gelo com azeite e ervas, congele e utilize na hora do preparo de alimentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário